quarta-feira, 10 de abril de 2013

DIGA NÃO AO PRECONCEITO E DISCRIMINAÇÃO


O que é o preconceito e a discriminação em torno do HIV/VIH?

O preconceito relacionado ao HIV/VIH refere-se a todas as atitudes desfavoráveis, crenças, comportamentos e tratos direcionados às pessoas de quem se imagina ou sabe-se terem HIV/VIH/AIDS/SIDA, assim como a seus entes queridos e a quem elas amam, seus grupos sociais e comunidades.
Os seguintes procedimentos são exemplos de preconceito e discriminação relacionados ao HIV/VIH. Para mais exemplos, visite o link "HIV Stigma" no website principal:
  1. Colocar toda, ou desproporcionalmente, a responsabilidade nos ombros dos portadores do HIV/VIH para revelar o status de HIV/VIH nas relações sexuais;
  2. Comentar sobre o status de HIV/VIH de outros;
  3. Evitar pessoas com HIV/VIH no seu círculo social;
  4. Acreditar que você mesmo não esteja em risco de contrair o HIV/VIH porque você "não é como aqueles que são HIV/VIH positivos"
  5. Contribuir para, ou não lutar contra o silêncio que existe em torno do HIV/VIH, não querendo falar abertamente da questão na sua comunidade.
Você pode encontrar mais informações sobre como lutar contra o preconceito em relação ao HIV/VIH visitando o website principal ou contactando o Programa de Língua Portuguesa no the AIDS Committee of Toronto.
Se você se auto-identifica como um gay ou bisssexual de Língua Portuguesa, ou é um homem que faz sexo com outros homens, esta campanha e website são PARA VOCÊ, não importando se você é ou não HIV/VIH positivo. Mas se você é HIV/VIH negativo, pense sobre como suas attitudes, crenças e comportamentos em relação ao homens gays com HIV/VIH poderiam afetar negativamente a saúde deles, além de interferir na sua habilidade de proteger-se contra a infecção pelo HIV/VIH.

Se você não se auto-identifica como um gay ou bissexual de Língua Portuguesa, e não é um homem que faz sexo com outros homens, esta campanha e website não são para você. Mas considere como o preconceito e a discriminação em torno do HIV/VIH estão afetando a comunidade de Língua Portuguesa e como você pode fazer a comunidade um lugar bem-vindo e mais aberto para as pessoas com HIV/VIH, sejam elas gays ou heterossexuais.
"VIVER COM A AIDS É POSSÍVEL, COM O PRECONCEITO NÃO!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário