quarta-feira, 10 de abril de 2013

TESTE RÁPIDO DE HIV


Estas informações irão ajudá-lo(a) a esclarecer as suas dúvidas sobre o teste do vírus da imunodeficiência adquirida (VIH/HIV) – o vírus que pode causar a SIDA/AIDS.
Como saber se você deve fazer o teste
Para muitas pessoas, o teste de VIH/HIV é importante porque para saber a sua condição com relação ao VIH/HIV (se você está ou não infectado(a) com o VIH/HIV). Se você descobrir que tem o VIH/HIV, poderá tomar medidas para permanecer saudável.
Ao tomar a decisão de fazer o teste, você deve ter mais informações sobre o teste e os seus resultados.
Não importa qual seja sua decisão, fazer sexo com proteçao e usar drogas injetáveis de uma forma mais segura, reduzirão o seu risco ou o risco dos outros de se infectarem com o VIH/HIV. Para saber mais sobre este assunto, você pode contactar o ACT (Comitê da SIDA/AIDS de Toronto) pessoalmente, por telefone ou por email.
Sobre o teste de VIH/HIV
Você pode ter ouvido falar sobre este teste como um “teste de VIH/HIV”, ou como um “teste de SIDA/AIDS”. No entanto este é um teste, de fato, para os anticorpos do VIH/HIV. Na verdade, os anticorpos são gerados pelo próprio corpo como resultado da infecção com o VIH/HIV.
Existem dois tipos de testes de VIH/HIV disponíveis em Ontário:
- o “teste padrão” envolve a coleta de uma amostra de sangue. Esta amostra é então enviada ao laboratório para ser testada com relação à presença dos anticorpos do VIH/HIV. Normalmente, levam duas semanas para os resultados do teste retornarem;
- o “teste rápido” de VIH/HIV. Este tipo de teste consiste em coletar o sangue através de uma pequena picada na ponta do seu dedo e testar o sangue enquanto você espera. O processo inteiro leva aproximadamente 20 minutos.
Como o teste de VIH/HIV busca os anticorpos e não o vírus, você precisa esperar até que os anticorpos sejam produzidos pelo seu corpo. Os anticorpos podem demorar no máximo 12 semanas depois do momento da infecção para aparecerem no seu sangue. Portanto, para ter um resultado preciso, você deve esperar até 12 semanas depois de ter tido uma relação sexual sem proteção ou ter usado drogas injetáveis de uma forma arriscada antes de ser testado(a).
Este período de tempo (do momento que você foi exposto/infectado com o VIH/HIV até quando os anticorpos aparecerem no seu sangue) é geralmente chamado de janela.
Resultados do teste
Um resultado positivo (ou reativo) do teste significa que você está infectado(a) com VIH/HIV (você é HIV positivo(a) = HIV+). Você pode passar o vírus para os outros se você fizer sexo sem proteção ou compartilhar agulhas/seringas para o uso de drogas injetáveis. Isto não significa que você tem SIDA/AIDS (que é o estágio avançado da infecção pelo VIH/HIV) ou que você vai desenvolvê-la. O restultado do teste por si só, não revela o seu estado de saúde, somente se está infectado com o vírus.
Um resultado negativo (ou não-reativo) do teste significa que não há anticorpos do VIH/HIV no seu sangue no momento do teste, e você não foi infectado(a) com o VIH/HIV (você é HIV negativo(a) = HIV-). Isto não significa que você está imune ao vírus ou que você não possa ser infectado(a) no futuro.
O que você pode fazer se o seu teste de VIH/HIV der positivo
Se você descobrir que você tem VIH/HIV, existem medidas que você pode tomar para manter a sua saúde física, mental e emocional.
Um profissional da área de saúde que entenda sobre VIH/HIV pode monitorar sua saúde e ajudar a decidir o melhor momento para você começar a tomar medicamentos que possam ajudar na luta contra o VIH/HIV. Organizações que prestam serviços na área de SIDA/AIDS, como o ACT, podem oferecer uma vasta lista de serviços de apoio nos níveis prático, emocional e social. Elas também podem ajudar você a conseguir mais informações sobre como viver com VIH/HIV e referí-lo(a) a outros serviços.
A prática do sexo com proteção e/ou o uso seguro de drogas injetáveis são importantes também. Isto não apenas irá reduzir as suas chances de passar o VIH/HIV aos outros mas também irá ajudar a reduzir suas chances de contrair outras infecções que podem prejudicar a sua saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário