domingo, 27 de novembro de 2011

Plano de trabalho para 2012


PROPOSTA DE PLANO DE TRABALHO CASAS DE APOIO PARA PESSOAS VIVENDO COM HIV/AIDS

O presente modelo de Plano de Trabalho, a ser elaborado pela Casa de Apoio em conjunto com o Município e o Estado ou com o Distrito federal, tem por objetivo identificar acomodações disponíveis em Casas de Apoio que cumpram as condições descritas na Portaria nº2. 555/GM/MS, de 28 de Outubro de 2011, para o pleito de recursos para o financiamento das ações desenvolvidas por Casas de Apoio para Pessoas Vivendo com HIV/AIDS.

DADOS DA CASA DE APOIO
Nome: ASSOCIAÇÃO SÃO CAMILO DE TUPÃ-ASCAT
Casa de Apoio São Camilo
Tipo da Casa: CASA DE APOIO TIPO I
Número de acomodações: 05
CNPJ: 06.155.928/0001-21
Telefone: (14) 3441 5666
E-mail: ascat.camilo@gmail.com
Nome do responsável pela casa: Ir. ANGELA INÊS CASTRO DE AGUIAR

  1. Justificativa: Contextualizar sucintamente a situação do diagnóstico da epidemia na população alvo e a situação sócio-econômica, bem como a situação atual da ocorrência de AIDS (apresentar dados epidemiológicos da região).
                     O município de Tupã é referência para o atendimento em DST/AIDS, para seus 03 (três) distritos, mais 15 (quinze) municípios da Região e mais 06 (seis) Penitenciárias, atende um total de mais de 500 (quinhentos) portadores do vírus.  Estão em tratamento com Anti retro viral 206, dados estes retirados do Ambulatório de Moléstias Infecciosas e do SICLOM.
                    No ano de 2011, foram diagnosticados 28 (vinte e oito) novos casos, sendo, 16 (dezesseis) do município de Tupã e 12 (doze) da Região. O percentual mais acentuado da população atendida no SAE (Serviço de Atendimento Especializado) são heterossexuais na faixa etária de 20 (vinte) a 59 (cinqüenta e nove) anos.
                  O município encontra bastante dificuldade no controle do uso de substâncias psicoativas ilícitas. 
                   Um número grande de pessoas dependentes químicas as quais fazem parte de situações de extrema pobreza, desemprego, abandono familiares, prostituição etc..
                       O público-alvo que freqüenta a Casa de Apoio é uma classe social de baixa renda. Alguns sem residência fixa. Outros mesmo em suas residências sofrem privações de necessidades básicas, podem usufruir de benefícios que a Casa pode oferecer.
2.    Descrição da Casa: Descrever sucintamente a infraestrutura disponível e a capacidade de acomodações:
 Estrutura organizacional:
Uma casa mobilhada com:
Cozinha – 01 fogão industrial com forno; 01 mesa de mármore; 01 freezer horizontal 01 porta; 01 geladeira duplex; 01 armário duas portas; 01 paneleiro duplo; 01 armário com duas portas e 03 gavetas; 01 microonda; 01 pia e um ventilador de teto.
          Refeitório: 03 mesas de quatro lugares; 02 quadros de mensagens e recados; 01 armário; 01 bebedouro; 01 porta copos; 01 lixeira e um ventilador de teto.
          Quarto: 05 camas de solteiro e um ventilador de teto.
          Escritório: 01 escrivaninha; 01 arquivo com gavetas e chave; uma mesa de computador; 01 computador com impressora; um armário para guardar material de escritório; 01 lixeira e 01 ventilador de teto.
          Sala: 01 jogo de sofá de 03 e 02 lugares; 01 aparadouro; 01 TV 29’, 01 DVD; 01 telefone, 02 poltronas; 02 cadeiras;        
           Dispensa: prateleiras com estoque de alimentos não perecíveis.
          Banheiros: 01 banheiro masculino – 01 vaso sanitário e porta papel higiênico, 01 pia, 01 porta toalha de papel, 01 porta sabonete liquido, 01 chuveiro, 01 espelho;
01 banheiro feminino – 01 vaso sanitário e 01 porta papel higiênico, 01 pia, 01 porta toalha de papel, 01 porta sabonete liquido, 01 chuveiro, 01 armário com espelho;
01 banheiro para funcionários – 01 vaso sanitário, 01 porta papel higiênico, 01 pia, 01 porta toalha de papel, 01 porta sabonete liquido, 01 chuveiro, 01 armário com espelho. 
            Lavanderia: 01 maquina de lavar 8 kg; 01 tanque de lavar roupa e 01 pia.
            Garagem: espaço para 02 carros.
           Despensa de material de limpeza: 01 prateleira com estoque de materiais de limpeza e equipamentos que não estão em uso.

3.    Recursos humanos disponíveis: Descrever o número de funcionários próprios e/ou voluntários.
Funcionário (a) = 01 devidamente registrada: 40hs semanais.
Cozinheira – trabalha 8hs de segunda a sexta-feira das 7H00 as 16h00 com 1h00 de almoço.
Voluntários (as) = 05
Uma coordenadora da Casa – tempo integral diariamente inclusive nos fins de semana;
                Um monitor que cobre as folgas da coordenadora;
                 Uma faxineira diariamente;
                Uma professora de artesanato duas fezes por semana;
                 Uma assistente administrativa uma vez por semana e quando necessário;


4.    Fluxo de referência e contra-referência: Descrever os métodos utilizados para referenciar pacientes as Acomodações da Casa de Apoio e das Casas de Apoio aos serviços de saúde ou outros.
O fluxo de referência e contra referência foi estabelecido através de uma guia já existente no município. Segue um exemplar em anexo.
5.    Parcerias governamentais e não-governamentais existentes ou previstas: Informar a existência de parcerias.
- Programa Municipal de DST/AIDS e Hepatites Virais de Tupã;
- Ambulatório de Moléstias Infecciosas;
- COMAS: Conselho Municipal de Assistência Social;
- COMOS: Conselho Municipal de Saúde;
- Mitra Diocesana de Marília: Igreja Católica Apostólica Romana;
- Central de Penas e Medidas Alternativas de Tupã.

6.    Ações de atenção e cuidados a saúde:
a)    Proporcionar a integração entre unidade de saúde e paciente: Descrever as ações:
Ø  Fazer um levantamento da necessidade de consulta médica com os pacientes que freqüentam a Casa de Apoio;
Ø  Agendar as consultas: médicas, psicológicas, odontológicas e de enfermagem diretamente no Ambulatório de Moléstias Infecciosas;
Ø  Averiguar a adesão ao tratamento e encaminhar ao SAE quando necessário;
      b) Favorecer o processo de acolhimento: Descrever as ações:

Ø  Proporcionar estadia e alimentação de boa qualidade;
Ø  Realizar levantamento das reais necessidades dos pacientes;
Ø  Facilitar atividades cotidianas que em suas residências não às dispõe. Exemplo: lavar e passar roupas e fazer pequenos reparos;
Ø  Distribuição de um litro de leite para cada paciente por dia;
c)    Ações e práticas de cuidados pessoais diários e educativos: Descrever as ações:

Ø  Acesso facilitado ao preservativo, através de displays dentro da Casa de Apoio;
Ø  Cuidados de higiene pessoal;
Ø   Corte de cabelo são oferecidos de forma gratuita, conseguido através de parcerias;
Ø  Realizar orientações educativas quanto aos cuidados higiênicos. Exemplo: banho, corte de unhas, cuidados com a roupa, com o corpo, com seus pertences pessoais;

d)    Ações relacionadas à orientação e adesão ao tratamento: Descrever as ações:
Ø  Fazer um levantamento quanto ao uso correto do anti retro viral;
Ø  Orientação diária quanto ao tratamento e administração da medicação;
Ø  Presença da Educadora de Saúde do SAE uma vez na semana para orientações diversas;

e) Acompanhamento do desenvolvimento físico e psicossocial: Descrever as ações:

Ø  Realizar mensalmente acompanhamento da massa corpórea, ganho de peso e queixas atuais;
f) Orientações para saúde sexual e saúde reprodutiva: Descrever as ações

Ø  Disponibilizar preservativos;
Ø  Realizar através de profissionais diversos: orientações sobre o assunto citado;
g) Ações direcionadas para familiares e amigos: Descrever as ações

Ø  Facilitar o acesso a Casa para familiares;
Ø  Proporcionar eventos de: confraternização em datas comemorativas, como: Natal; Ano Novo; Páscoa; Dia das Mães; festa Junina; Dia dos Pais.

h) Orientações para acesso aos serviços de saúde: Descrever as ações

Ø  Agilizar consultas médicas através do Ambulatório de Moléstias Infecciosas, quando necessário;
Ø  Orientar quanto à necessidade de consulta no pronto socorro quando necessário durante os finais de semana;


i) Atividades lúdicas e terapêuticas: Descrever as ações

Ø  Realizar pesquisa de preferência quanto atividades manuais dos pacientes;
Ø  Realizar dinâmicas de grupo;
Ø  Proporcionar momentos de relaxamento em grupo;
Ø  Fazer atividades respiratórias;
Ø  Promover passeios e momentos de descontração;
Ø  Realizar grupos de auto-ajuda;
j) Atividades relacionadas à reinserção familiar e social: Descrever as ações
Ø  Proporcionar atividades profissionalizantes;
Ø  Trabalho em grupo com a família;
Ø  Encaminhar a família para grupo de apoio;




7- Situação Regular da Organização: Informar se a organização está em situação regular com os órgãos e entidades públicas e estatutariamente
Eu Padre Antonio Padula, portador do RG: 11.741.716-6 E DO CPF 709.755.908-04, Presidente da ASCAT, informo para os devidos fins que a Associação São Camilo de Tupã – ASCAT está em situação regular perante os órgãos e entidade publica e estatuariamente, conforme documentação em anexo.
                                                                                         Tupã, 08 de Novembro de 2011.


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