PROPOSTA
DE PLANO DE TRABALHO CASAS DE APOIO PARA PESSOAS VIVENDO COM HIV/AIDS
O presente modelo de
Plano de Trabalho, a ser elaborado pela Casa de Apoio em conjunto com o
Município e o Estado ou com o Distrito federal, tem por objetivo identificar
acomodações disponíveis em Casas de Apoio que cumpram as condições descritas na
Portaria nº2. 555/GM/MS, de 28 de Outubro de 2011, para o pleito de recursos
para o financiamento das ações desenvolvidas por Casas de Apoio para Pessoas
Vivendo com HIV/AIDS.
DADOS
DA CASA DE APOIO
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Nome: ASSOCIAÇÃO SÃO CAMILO DE
TUPÃ-ASCAT
Casa de Apoio São Camilo
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Tipo da Casa: CASA DE APOIO TIPO I
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Número de acomodações: 05
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CNPJ: 06.155.928/0001-21
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Telefone: (14) 3441 5666
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E-mail: ascat.camilo@gmail.com
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Nome do responsável pela casa: Ir.
ANGELA INÊS CASTRO DE AGUIAR
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O município de Tupã é
referência para o atendimento em DST/AIDS, para seus 03 (três) distritos,
mais 15 (quinze) municípios da Região e mais 06 (seis) Penitenciárias, atende
um total de mais de 500 (quinhentos) portadores do vírus. Estão em tratamento com Anti retro viral 206,
dados estes retirados do Ambulatório de Moléstias Infecciosas e do SICLOM.
No ano de 2011, foram
diagnosticados 28 (vinte e oito) novos casos, sendo, 16 (dezesseis) do
município de Tupã e 12 (doze) da Região. O percentual mais acentuado da
população atendida no SAE (Serviço
de Atendimento Especializado) são heterossexuais na
faixa etária de 20 (vinte) a 59 (cinqüenta e nove) anos.
O município encontra
bastante dificuldade no controle do uso de substâncias psicoativas
ilícitas.
Um número grande de pessoas
dependentes químicas as quais fazem parte de situações de extrema pobreza,
desemprego, abandono familiares, prostituição etc..
O público-alvo que
freqüenta a Casa de Apoio é uma classe social de baixa renda. Alguns sem
residência fixa. Outros mesmo em suas residências sofrem privações de
necessidades básicas, podem usufruir de benefícios que a Casa pode oferecer.
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2. Descrição da
Casa: Descrever sucintamente a infraestrutura disponível e a capacidade de
acomodações:
Estrutura organizacional:
Uma casa mobilhada com:
Cozinha – 01 fogão industrial com forno; 01 mesa de mármore; 01 freezer
horizontal 01 porta; 01 geladeira duplex; 01 armário duas portas; 01
paneleiro duplo; 01 armário com duas portas e 03 gavetas; 01 microonda; 01
pia e um ventilador de teto.
Refeitório: 03 mesas de
quatro lugares; 02 quadros de mensagens e recados; 01 armário; 01 bebedouro;
01 porta copos; 01 lixeira e um ventilador de teto.
Quarto: 05 camas de
solteiro e um ventilador de teto.
Escritório: 01
escrivaninha; 01 arquivo com gavetas e chave; uma mesa de computador; 01
computador com impressora; um armário para guardar material de escritório; 01
lixeira e 01 ventilador de teto.
Sala: 01 jogo de sofá
de 03 e 02 lugares; 01 aparadouro; 01 TV 29’, 01 DVD; 01 telefone, 02
poltronas; 02 cadeiras;
Dispensa: prateleiras com estoque de
alimentos não perecíveis.
Banheiros: 01 banheiro
masculino – 01 vaso sanitário e porta papel higiênico, 01 pia, 01 porta
toalha de papel, 01 porta sabonete liquido, 01 chuveiro, 01 espelho;
01 banheiro feminino – 01 vaso sanitário e 01 porta papel higiênico, 01
pia, 01 porta toalha de papel, 01 porta sabonete liquido, 01 chuveiro, 01 armário
com espelho;
01 banheiro para funcionários – 01 vaso sanitário, 01 porta papel
higiênico, 01 pia, 01 porta toalha de papel, 01 porta sabonete liquido, 01
chuveiro, 01 armário com espelho.
Lavanderia: 01
maquina de lavar 8 kg; 01 tanque de lavar roupa e 01 pia.
Garagem: espaço para 02 carros.
Despensa de material
de limpeza: 01 prateleira com estoque de materiais de limpeza e equipamentos
que não estão em uso.
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3.
Recursos
humanos disponíveis: Descrever o número de funcionários próprios e/ou
voluntários.
Funcionário
(a) = 01 devidamente registrada: 40hs semanais.
Cozinheira
– trabalha 8hs de segunda a sexta-feira das 7H00 as 16h00 com 1h00 de almoço.
Voluntários
(as) = 05
Uma
coordenadora da Casa – tempo integral diariamente inclusive nos fins de
semana;
Um monitor que cobre as
folgas da coordenadora;
Uma faxineira diariamente;
Uma professora de artesanato
duas fezes por semana;
Uma assistente
administrativa uma vez por semana e quando necessário;
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4.
Fluxo
de referência e contra-referência: Descrever os métodos utilizados para
referenciar pacientes as Acomodações da Casa de Apoio e das Casas de Apoio
aos serviços de saúde ou outros.
O
fluxo de referência e contra referência foi estabelecido através de uma guia já
existente no município. Segue um exemplar em anexo.
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5.
Parcerias
governamentais e não-governamentais existentes ou previstas: Informar a
existência de parcerias.
-
Programa Municipal de DST/AIDS e Hepatites Virais de Tupã;
-
Ambulatório de Moléstias Infecciosas;
-
COMAS: Conselho Municipal de Assistência Social;
-
COMOS: Conselho Municipal de Saúde;
-
Mitra Diocesana de Marília: Igreja Católica Apostólica Romana;
-
Central de Penas e Medidas Alternativas de Tupã.
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6.
Ações
de atenção e cuidados a saúde:
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a)
Proporcionar
a integração entre unidade de saúde e paciente: Descrever as ações:
Ø
Fazer
um levantamento da necessidade de consulta médica com os pacientes que
freqüentam a Casa de Apoio;
Ø
Agendar
as consultas: médicas, psicológicas, odontológicas e de enfermagem
diretamente no Ambulatório de Moléstias Infecciosas;
Ø
Averiguar
a adesão ao tratamento e encaminhar ao SAE quando necessário;
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b) Favorecer o processo de acolhimento:
Descrever as ações:
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Ø
Proporcionar
estadia e alimentação de boa qualidade;
Ø
Realizar
levantamento das reais necessidades dos pacientes;
Ø
Facilitar
atividades cotidianas que em suas residências não às dispõe. Exemplo: lavar e
passar roupas e fazer pequenos reparos;
Ø
Distribuição
de um litro de leite para cada paciente por dia;
c)
Ações
e práticas de cuidados pessoais diários e educativos: Descrever as ações:
Ø
Acesso
facilitado ao preservativo, através de displays dentro da Casa de Apoio;
Ø
Cuidados
de higiene pessoal;
Ø
Corte de cabelo são oferecidos de forma
gratuita, conseguido através de parcerias;
Ø
Realizar
orientações educativas quanto aos cuidados higiênicos. Exemplo: banho, corte
de unhas, cuidados com a roupa, com o corpo, com seus pertences pessoais;
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d)
Ações
relacionadas à orientação e adesão ao tratamento: Descrever as ações:
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Ø
Fazer
um levantamento quanto ao uso correto do anti retro viral;
Ø
Orientação
diária quanto ao tratamento e administração da medicação;
Ø
Presença
da Educadora de Saúde do SAE uma vez na semana para orientações diversas;
e)
Acompanhamento do desenvolvimento físico e psicossocial: Descrever as ações:
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Ø
Realizar
mensalmente acompanhamento da massa corpórea, ganho de peso e queixas atuais;
f)
Orientações para saúde sexual e saúde reprodutiva: Descrever as ações
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Ø
Disponibilizar
preservativos;
Ø
Realizar
através de profissionais diversos: orientações sobre o assunto citado;
g) Ações
direcionadas para familiares e amigos: Descrever as ações
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Ø
Facilitar
o acesso a Casa para familiares;
Ø
Proporcionar
eventos de: confraternização em datas comemorativas, como: Natal; Ano Novo;
Páscoa; Dia das Mães; festa Junina; Dia dos Pais.
h)
Orientações para acesso aos serviços de saúde: Descrever as ações
|
Ø
Agilizar
consultas médicas através do Ambulatório de Moléstias Infecciosas, quando
necessário;
Ø
Orientar
quanto à necessidade de consulta no pronto socorro quando necessário durante
os finais de semana;
i)
Atividades lúdicas e terapêuticas: Descrever as ações
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Ø
Realizar
pesquisa de preferência quanto atividades manuais dos pacientes;
Ø
Realizar
dinâmicas de grupo;
Ø
Proporcionar
momentos de relaxamento em grupo;
Ø
Fazer
atividades respiratórias;
Ø
Promover
passeios e momentos de descontração;
Ø
Realizar
grupos de auto-ajuda;
j)
Atividades relacionadas à reinserção familiar e social: Descrever as ações
Ø
Proporcionar
atividades profissionalizantes;
Ø
Trabalho
em grupo com a família;
Ø
Encaminhar
a família para grupo de apoio;
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7- Situação
Regular da Organização: Informar se a organização está em situação regular
com os órgãos e entidades públicas e estatutariamente
Eu Padre
Antonio Padula, portador do RG: 11.741.716-6
E DO CPF 709.755.908-04, Presidente da ASCAT, informo para os devidos fins
que a Associação São Camilo de Tupã – ASCAT está em situação regular perante
os órgãos e entidade publica e estatuariamente, conforme documentação em
anexo.
Tupã, 08 de Novembro de 2011.
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