domingo, 18 de dezembro de 2011

4º. Domingo do Advento

Neste domingo, podemos testemunhar a fidelidade de Deus para com os homens: graças ao sim de Maria, Deus veio habitar entre nós na pessoa de Jesus. Todos devemos estar disponíveis à ação do Espírito de Deus e abrir o coração para o mistério da encarnação. Ao cumprir sua promessa para conosco, Deus faz com que a páscoa de Jesus se manifeste em todas as pessoas e grupos que se dispõem a acolher a boa nova trazida pelo Arcanjo Gabriel.
O mistério de Deus: o nascimento de Jesus é anunciado
O grande mistério de Deus, quanto aos seus desígnios para com os homens e as mulheres (segunda leitura), é manifestado no acontecimento da concepção de Jesus, seguindo-se o seu nascimento. 

O mistério da encarnação do Filho de Deus na condição humana revela-se na história já a partir da concepção de Jesus no ventre de Maria. Dois aspectos emergem desta revelação: 
1. Deus assume a humanidade, em tudo que ela tem de digno, inserindo-a em sua própria vida divina e eterna; 
2. a dignidade da humanidade não está nos tradicionais valores de poder e sucesso, mas no amor que se doa e comunica vida.

Em Maria, escolhida por Deus, encontramos a plenitude da dignidade, na humildade, na simplicidade, no serviço e no amor. O Deus de Maria é o Deus que "derruba os poderosos de seus tronos e eleva os humildes, enche de bens os humildes e despede os ricos de mãos vazias" (Lc 1,52-53) (cf. 22 dez). 

Pela encarnação, que já acontece a partir da concepção de Jesus no ventre de Maria, Deus nos dá a conhecer que homem e mulher, foram criados para participarem da sua vida divina e eterna. Em Jesus, que é a expressão histórica desta realidade revelada, encontramos esta íntima união entre o humano e o divino. E o próprio Jesus é a revelação do caminho da comunhão com Deus, para a qual fomos criados.

Na primeira leitura temos um dos principais textos que fundamentam a aspiração messiânica davídica, com a exaltação do poder e do extermínio dos inimigos, que levou os discípulos a compreenderem mal a missão de Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário