quarta-feira, 7 de março de 2012

HIV - Desafios da medicina moderna

Um dos grandes desafios da medicina moderna é o desenvolvimento de vacinas e novos tratamentos para a Aids. Hoje, o HIV – vírus causador da doença – infecta cerca de 33 milhões de pessoas em todo o mundo. Os avanços mais recentes das pesquisas nessa área e as dificuldades encontradas pelos cientistas foram o tema do primeiro programa da nova temporada do Estúdio CH, publicado originalmente em 25 de março de 2009.
Para abordar o assunto, ouvimos o geneticista Amílcar Tanuri, pesquisador da Universidade Federal do Rio de Janeiro que tem acompanhado a evolução das pesquisas sobre Aids no mundo nos últimos anos. Em entrevista a Mariana Ferraz, ele falou sobre os progressos no tratamento da doença e a importância da prevenção.
Segundo Tanuri, o tratamento da Aids vem evoluindo bastante. Ele destaca a criação de novas classes de drogas e o uso de técnicas de farmacologia avançadas, que permitiram uma grande redução no número de comprimidos a serem tomados pelos portadores de HIV.
No entanto, o sucesso do campo terapêutico não é compartilhado pelas iniciativas de desenvolvimento de vacinas contra o HIV, que esbarram em dificuldades inerentes às características do vírus. Por outro lado, Tanuri ressaltou o crescimento do interesse na prevenção por meio de drogas, como os microbicidas, e destaca os bons resultados das pesquisas brasileiras nessa área.

Nenhum comentário:

Postar um comentário